HISTÓRICO
O projeto “Comunidade de Fala - Contando nossas Histórias”, Núcleo de São Paulo, é uma parceria da ABRE (Associação Brasileira de Familiares, Amigos e Pessoas com Esquizofrenia) com Richard Weingarten, um ativista de saúde mental dos EUA. O objetivo do projeto é promover o diálogo sobre a superação de pessoas com transtornos mentais.
A Comunidade de Fala foi inspirada no Recovery, movimento de superação, empoderamento e protagonismo na saúde mental que surgiu nos EUA na década de 90.
O projeto começou em São Paulo em 2015, com a capacitação de 10 pessoas com diferentes diagnósticos de saúde mental. Elas foram treinadas para se apresentarem em vários locais da cidade, compartilhando suas histórias de doença e superação, oferecendo esperança e educação psicossocial para o público e inclusão social para os apresentadores.
Os palestrantes compartilham suas experiências, manejo de crises, suas formas de autocuidado, estratégias de superação da doença e conquistas.
Em 2016, nosso núcleo realizou uma campanha de Crowdfunding, ou seja, um financiamento coletivo para a manutenção de nossas atividades. A campanha foi um sucesso e chegamos a arrecadar mais de R$ 20.000,00 (vinte mil reais).
Posteriormente, um grupo de familiares também foi treinado para se apresentarem.
Supervisor: José Alberto Orsi
Coordenadores: Murilo Ribeiro de Freitas e Vera Gomes
LOCAL DE ENCONTRO
Reuniões administrativas 1 vez por mês online.
ATIVIDADES DESENVOLVIDAS:
Cerca de 113 palestras realizadas até dezembro de 2023, com milhares de pessoas atingidas. Realizamos palestras online e presencial.
Entre em contato diretamente com o Núcleo de São Paulo
O seu apoio faz o Comunidade de Fala chegar mais longe