O Núcleo de Santa Maria foi criado em abril de 2015, numa parceria entre o jornalista Richard Weingarten e o Espaço Nise da Silveira & AFAB, programa de Extensão da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).
Das ações, já totalizam mais de 70 palestras híbridas ou presenciais e 13 virtuais. A Abrangência é bastante diversificada, com atuação regional em 10 cidades do estado do Rio Grande do Sul, bem como em outros estados como São Paulo, Alagoas e Santa Catarina.
As palestras totalizam um público superior a 3 mil pessoas, com 100% das devoluções positivas nas fichas respondidas pela plateia.
O núcleo de Santa maria possui como supervisora Martha Helena Oliveira Noal e como coordenadores locais Elis Costa e Alex Brum.
História
Laboratório de Inovação da OPAS
O Núcleo de Santa Maria do Comunidade de Fala Brasil foi selecionado pelo Laboratório de Inovação Latino-Americano de Práticas de Participação Social em Saúde.
Publicações
Acadêmicas
2 artigos publicados sobre o
projeto.2 capítulos de
livros onde o Comunidade de
Fala é descrito.
Ações de Formação de acadêmicos da Saúde
As palestras promovidas pelos docentes por experiência ocorreram a alunos de universidades públicas e privadas, com ação desestigmatizadora para a humanização dos serviços de saúde.