Histórico
O Projeto Comunidade de Fala foi idealizado pelo jornalista norte-americano Richard Weingarten, que buscava em 2014, três instituições brasileiras para implantar sua ideia. Sendo que a parceria internacional se estabeleceu em fevereiro e março de 2015, quando ele passou dois meses no Brasil selecionando e treinando equipes, em São Paulo (SP) e Santa Maria (RS), respectivamente.
Em São Paulo o projeto foi desenvolvido através da Associação Brasileira de Familiares, Amigos e Esquizofrênicos (ABRE) e no Rio Grande do Sul, na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), através do Espaço Nise da Silveira & AFAB (Associação de Familiares, Amigos e Bipolares).
Nos anos seguintes, o projeto foi expandido para outras duas cidades do Brasil: Rio de Janeiro, vinculado à Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), e Salvador, à Universidade Federal da Bahia (UFBA). Além de ser aplicado em Portugal, na cidade de Porto, pelo projeto Vozes da Esperança. Em 2024, foi iniciado o novo núcleo de Florianópolis.