
Criado em abril de 2015, o Núcleo Comunidade de Fala de Santa Maria - CdF Santa Maria, nasceu de uma parceria entre o jornalista Richard Weingarten e o Espaço Nise da Silveira & AFAB, programa de Extensão da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).
Desde sua fundação, o Núcleo soma mais de 80 palestras (até 2025) realizadas em formato presencial, híbrido e virtual, alcançando um público superior a 3 mil pessoas. A atuação abrange dez cidades do Rio Grande do Sul, com apresentações também em outros estados, como São Paulo, Alagoas e Santa Catarina.
As palestras são conduzidas por docentes por experiência, pessoas que compartilham suas trajetórias de recuperação e superação em saúde mental, promovendo ações de combate ao estigma e contribuindo para a humanização dos serviços de saúde.Com 100% de devolutivas positivas nas avaliações do público, o CdF Santa Maria destaca-se pelo entrosamento entre seus integrantes e pela inovação na realização de atividades híbridas, que ampliam o alcance e fortalecem o vínculo entre palestrantes e comunidade.
Em reconhecimento à sua trajetória, o Núcleo foi selecionado pelo Laboratório de Inovação Latino-Americano de Práticas de Participação Social em Saúde, reafirmando seu compromisso com a inclusão e a transformação social.
Supervisora: Martha Helena Oliveira Noal
Coordenadoras: Vania Lucia Loro e Cristina Oliveira
Falar é também cuidar: cada palavra abre um caminho de escuta e acolhimento.
