
O idealizador da Comunidade de Fala é Richard Weingarten, jornalista estadunidense e ativista em saúde mental desde 1986. Atuou como dirigente do Departamento de Saúde Mental de Connecticut (EUA), onde ajudou a criar serviços conduzidos por pessoas com experiência própria em saúde mental e recebeu prêmios de destaque pela defesa dos direitos nessa área.
A partir de 2009, levou sua atuação para o cenário internacional, realizando consultorias e treinamentos em países como Brasil, Portugal, Holanda, Israel, Escócia e República Tcheca. Fluente em português, trabalhou em publicações que circulam em universidades brasileiras desde 2006.
No Brasil, entre 2015 e 2019, lançou o projeto Comunidade de Fala, formando núcleos em São Paulo, Santa Maria, Rio de Janeiro e Salvador, além de adaptar o programa de recuperação WRAP em Florianópolis, onde criou o núcleo da CdF em 2024. Richard mantém forte vínculo com o país, acompanhando a criação da Associação Comunidade de Fala Brasil – CdF BR, onde é Associado Honorário Vitalício.
Em 2014, Richard buscava três instituições brasileiras interessadas em implantar sua proposta de formação de pessoas com experiência em saúde mental como palestrantes. E em 2015 veio ao Brasil, onde permaneceu por dois meses selecionando e treinando equipes nas cidades de São Paulo (SP) e Santa Maria (RS).
Em São Paulo, o projeto foi desenvolvido pela Associação Brasileira de Familiares, Amigos e Pessoas com Esquizofrenia (ABRE). No Rio Grande do Sul, teve início na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), por meio do Espaço Nise da Silveira & AFAB (Associação de Familiares, Amigos e Bipolares).
Nos anos seguintes, a iniciativa se expandiu para outras cidades e instituições:
-
2016 – Rio de Janeiro (RJ), em parceria com a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ);
-
2019 – Salvador (BA), com a Universidade Federal da Bahia (UFBA);
-
2024 – Florianópolis (SC), com a criação de um novo núcleo.
-
E chegou a Portugal, na cidade do Porto, por meio do projeto Vozes da Esperança
Em 2024, foi criado o site oficial da Comunidade de Fala, reunindo informações sobre a história e as atividades de cada Núcleo. O processo de atualização e integração revelou a importância de fortalecer os vínculos entre os grupos e dar voz conjunta às pessoas envolvidas. Assim, em novembro de 2024, foi criado o Conselho da Comunidade de Fala Brasil, reunindo representantes de todos os Núcleos.
Essa articulação nacional consolidou a compreensão de que a força do projeto estava no trabalho coletivo e cooperativo. A partir daí, iniciou-se o processo de institucionalização, com a elaboração do Estatuto Social e a construção de uma estrutura representativa.
Em 15 de julho de 2025, foi formalmente constituída a Associação Comunidade de Fala Brasil (CdF BR), reunindo pessoas palestrantes, apoiadores e representantes de todos os Núcleos do país.
DIRETORIA EXECUTIVA
-
Maria Cristina Pereira de Oliveira (Santa Maria) – Presidente
-
Laís Chagas de Carvalho (Salvador) – Diretora Secretária
-
Vânia Lucia Loro (Santa Maria) – Diretora Financeira
CONSELHO FISCAL
-
Luiza Costa Lins da Silva (Rio de Janeiro)
-
José Alberto Orsi (São Paulo)
-
Rosana Corrêa de Moura (Florianópolis)
CONSELHO CONSULTIVO
-
Martha Helena de Oliveira Noal (Santa Maria)
-
Eduardo Mourão Vasconcelos (Rio de Janeiro)
-
Ingrid Pires Silva (Florianópolis)