
O Núcleo Comunidade de Fala de Florianópolis - CdF Floripa, foi oficialmente formado em 19 de abril de 2024. O treinamento foi conduzido pelo idealizador da CdF no Brasil, Richard Weingarten, e pelo articulador Caio Manço.
Desde sua criação, o grupo vem construindo uma trajetória marcada pelo protagonismo de pessoas com experiência em saúde mental, comprometidas com a quebra de preconceitos e estigmas. Inspirados pelo lema “Nada sobre nós sem nós”, os palestrantes da CdF Floripa têm levado suas vozes a diferentes espaços de diálogo e formação.
O núcleo é formado por pessoas usuárias do CAPS II Ponta do Coral, com participação de uma profissional do serviço e apoio de uma estudante e uma professora da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), através de um projeto de extensão.
As reuniões acontecem na própria estrutura do CAPS Ponta do Coral, com frequência mensal, predominantemente de forma presencial, e ocasionalmente em formato híbrido.Foram treinados 10 palestrantes, dos quais 4 estão atualmente em atividade. Desde a fundação, o núcleo já realizou 15 palestras (dados do 1º semestre de 2025).As apresentações têm ocorrido em espaços acadêmicos, culturais e comunitários, com destaque para:
-
Universidades e cursos de graduação e pós-graduação nas áreas da saúde, onde professores e estudantes reconhecem as palestras da CdF como experiências formativas e transformadoras.
-
Centro cultural voltado a adolescentes e jovens, ampliando o debate e a desconstrução de estigmas sobre saúde mental.
-
O próprio CAPS, onde os palestrantes retornam como referências e agentes de inspiração para outros usuários.
Um coletivo que transforma experiências em fala, fala em escuta e escuta em mudança.
